segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividade 1.3 – Projeto e suas características

Reflita sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas (vide Elaboração de Projetos) e suas experiências:
  • Todo projeto é interdisciplinar?
  • É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Orientações:
1. Leia a entrevista intitulada Como se trabalha com Projetofeita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
2. Escreva suas considerações e compartilhe com os colegas clicando em comentários.
3. Leia as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

7 comentários:

  1. ATIV.1.3-Projeto e suas características
    Para a primeira indagação, "Todo o projeto é interdisciplinar?" Em minhas relexões, considero que nem sempre isso seja uma tarefa necessária, mas mesmo assim, sabemos que um projeto bem desenvolvido, abrange uma vasta àrea do conhecimento e trás aos seus idealizadores uma grande satisfação do fazer.
    Maria de Lurdes

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  2. Após ler a entrevista da profª Maria Almeida e refletir sobre as perguntas acima, penso que um projeto pode ser sim interdisciplinar ou até mesmo atingir e ser desenvolvido dentro dos demais conceitos explorados no guia do cursista. Logo, conforme consta na entrevista, entendo que nem todo projeto é ou deve ser interdisciplinar, o que na verdade é evidenciado em sua entrevista é que um projeto “pode partir de uma questão relacionada a uma única área do conhecimento e ir se articulando com as demais áreas ou o caminho inverso”. Neste sentido, penso ser bastante clara a perspectiva da entrevistada o que não quer dizer que seja fácil de assim realizar um projeto, mas é nisso que está a graça! Pois, é devido a essa peculiaridade que estamos todos nós aqui interagindo e socializando vivencias e ideias para aperfeiçoar as nossas práticas educativas. Portanto, um projeto pode ser interdisciplinar do início ao fim ou ser disciplinar no início e progressivamente ir abordando outras áreas de conhecimento.
    Jander

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  3. Atividade 1.3 -Projeto e suas características.

    Ana Silvano de OLiveira

    Após ler a entrevista da Almeida, considero bastante relevante sua posição em relação aos projetos interdisciplinares a sua visão é ótima , mas não podemos esquecer que não somos seres individuais mas sim coletivos e que para podermos realizar projetos interdisciplinares é necessária que haja uma mudança de postura em relação aos educadores, aos gestores tanto institucionais quanto municipais, pois a educação é regida por normativas que muitas vezes não disponibilizam autonomia aos educadores para realizarem um projeto interdisciplinar. Creio que nas Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Fundamental isso seja possível e viável, mas nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino médio isso seja quase impossível, pois um dos fatores que podem causar frustração aos educadores que se propõem a trabalhar com projetos interdisciplinares é a rotina corrida que ocasiona na falta de diálogo entre os pares, outro entrave é o Projeto Politico Pedagógico da Instituição que muitas vezes não contempla essa proposta.Portanto, ao ler a entrevista e ao ler buscar um pouco mais de informação percebo que essa proposta ainda está engatinhando, pois faz poucos anos que a mesma está se inserindo no cotidiano educacional brasileiro. Um abraço a todos.

    Ana Silvano de Oliveira

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  4. Todo ser humano é curioso por natureza e por conta disso é que há a aprendizagem contínua desde o início de nossas vidas até o fim. Pensando desta forma, vejo o trabalho com projetos como uma forma de instigar a curiosidade do aluno para seu desenvolvimento e com o propósito de que haja maior compreensão do conteúdo, partindo de situações problemáticas, onde o mesmo seja desafiado a busca de informações e a tentativa de encontrar respostas. Sinto que trabalhando desta maneira, poderá algumas vezes, como diz a professora Maria Elizabeth em entrevista, os conteúdos de várias disciplinas fluirem, assim como pode ocorrer o contrário e ir direcionando a uma área somente. Partindo desta visão, nota-se que cada projeto irá tomar um rumo diferente, dependendo de qual efeito ele vai ter na curiosidade dos alunos. O que é importante nisso tudo é a aprendizagem que irão tirar do mesmo. Mabel

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  5. Atividade 1.3 Projeto e suas caracterisiticas
    Continuação
    Como bem justifica Maria Elizabeth Almeida para a Revista TV Escola, o Projeto é um design, é uma ação conjunta com o propósito de ser aberto ao novo, flexível, interativo e com práticas que desenvolvam-se dentro de uma postura de interdisciplaridade na qual sua execução propõe mudanças e adequações de acordo com as necessidades dos sujeitos envolvidos bem como da realidade enfrentada no momento.
    Para tal, é necessário que se tenha em mente atingir o mais satisfatóriamente os objetivos propostos para este projeto.
    E que se disponha ao aluno a possibilidade de interagir como cidadão, na escolha do assunto a ser trabalhado o qual possivelmente partindo de seu interesse, seja para solucionar ou apontar soluções para problemas reais da sociedade onde vive.
    Maria de Lurdes

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  6. Colega Maria de Lurdes !
    Concordo com o que escreveste sobre os objetivos propostos no projeto e a prática de interagir como cidadão escolhendo os assuntos de acordo com seu interesse.Muitos professores se equivocam e acreditam estar trabalhando Projeto, quando na verdade trabalham com temas impostos e que são escolhidos por ele e abordados em sala de aula a partir de sua visão e a respeito dos temas.O professor deve sempre ter em mente que os alunos devem ser sujeitos da aprendizagem e o s professores parceiros.
    Louise

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  7. Atividade 1.3 Projeto e suas caracterisiticas
    Não tenho dúvidas que o projeto interdisciplinar proporciona um leque de aprendizagens significativas pois abrange diversas áreas de conhecimento.Porém a acho que não é uma obrigatoriedade deve-se sempre trabalhar dentro das possibilidades de abrangência explorando-as ao máximos com criatividade fazendo ''links'' e abordagens coerentes entre os temas abordados.
    Louise

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